Uma tartaruga da espécie verde foi devolvida ao mar de Porto de Galinhas na manhã desta quinta-feira (03). Encontrada na faixa de areia da praia de Maracaípe, Ipojuca, no último dia 15 de julho, o animal, um macho adulto com idade aproximada de 70 anos foi encontrado com sintomas de inflamação, pneumonia e apresentando rins paralisados.

Após feito os primeiros socorros, a tartaruga foi levada à sede da ONG Eco Associados, entidade conveniada com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com sede localizada também em Porto de Galinhas para os cuidados da equipe de biólogos da entidade. Os exames laboratoriais foram realizados em uma clínica no Recife.

tartaruga marinha porto de galinhas 01

Com 103 kg e medindo 1,1 m de comprimento, a tartaruga recebeu o nome de Rafael, após enquete realizada com alunos da Escola Municipal Manoel Uchôa, localizado no balneário. Os nomes sugeridos para votação foram Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo, os mesmos utilizados pelos personagens do desenho animado “As Tartarugas Ninjas”. O resultado será conhecido nesta quinta-feira (03).

A tartaruga-verde (Chelonia mydas) é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae. A espécie é herbívora e está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. Seu nome deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal.