Um paraíso no meio do oceano atlântico, Noronha ainda quase intocada encanta turistas da maior parte do mundo, que busca descanso e ecoturismo. A Ilha de Fernando de Noronha é protegida e recebe dois títulos de preservação muito importantes o PANAMAR – Parque Nacional Marinho e o APA – Área de proteção Ambiental.

Com tanta natureza, dos pontos fortes da Ilha de FernandoNoronha são as trilhas que atraem muitos praticantes do ecoturismo e do trekking. As opções são muitas, vamos aqui falar das mais famosas e procuradas:

Na área do PANAMAR encontramos as trilhas: da Baía do Sancho, Pontinha Pedra Alta, Trilha do Ponta do Capim-açu, Trilha do farol e a trilha da Baía dos Golfinhos. Já na APA encontramos as trilhas do Jardim Elizabeth, Trilha da Costa Azul e Costa Esmeralda.

fachada

Trilha Ponta Capim-Açu
É a trilha mais longa de Fernando de Noronha, com aproximadamente 7km de distancia para ser percorrida, aproximadamente 8 horas  de exaustiva caminhada, a trilha é longa mais com muitas descidas que suavizam o percurso, uma trilha ideal para quem esta procurando conhecer mais sobre a história de Noronha, pelo caminho é possível ver as famosas ruínas da segunda guerra mundial.

Trilha Ponta Cupim-Açu - ilha de fernando de noronha

Trilha Baía do Sancho
Uma trilha com muita aventura, logo de início pertinho da Baía dos Porcos encontramos duas escaladas pelas rochas, no final se encontra um mirante e para chegar ate lá é necessário uma subida por escadas que ficam em uma fenda bem pertinho de um penhasco e possui aproximadamente 40 metros de altura, uma aventura a tento.

Trilha Baía do Sancho - fernando de noronha

Trilha da Pontinha Pedra Alta
A trilha da Pontinha Pedra Alta, é outra trilha com muita historia, nela o trekking vai poder avistar a pedra seca, que foi o local do primeiro naufrágio do Brasil no ano de 1503, e também vai conhecer um local lendário (a caverna do Capitão Kid), local esse que é bastante místico e recheado de mistérios. A trilha tem uma extensão de aproximadamente 4 km.

Trilha da Pontinha Pedra Alta

Trilha dos Abreus
A trilha dos Abreus é uma trilha ainda recente, e ainda está começando a ser divulgada, mais para quem gosta de adrenalina esta trilha é perfeita, ela exige bastante esforço físico, pois ela é cheia de subidas e descidas. No caminho se tem uma bela vista das Piscinas naturais da praia de Abreus.

Trilha dos Abreus

Trilha do Farol
Uma exuberante trilha onde se encontram muitos mirantes pelo caminho, bom para quem quer curtir o visual quase intocado de Noronha, uma trilha calma sem muitas pessoas. A trilha do farol tem uma extensão de 2,5 km que vai da Praia do Sancho e termina na Ponta da Sapata.

Trilha Baía dos golfinhos
A trilha da Baía dos golfinhos é a trilha mais calma e tranquila de Fernando de Noronha, o especial desta trilha é chegar no mirante que fica a 70 metros de altura, de lá se tem uma belíssima vistas da baía onde é possível ver o show dos golfinhos rotadores, essas é sem duvidas a trilha mais relaxante e agradável de toda Noronha.

Trilha Baía dos golfinhos - mirante baía dos golfinhos

Trilha Jardim Elizabeth
A trilha Jardim Elizabeth leva este nome porque foi o local escolhido pelos holandeses para a aclimatação das plantas trazidas da Europa no qual eram utilizados na produção de alimentos, a trilha é feita no meio da mata e tem seu termino na Praia do Cachorro, uma trilha com aproximadamente 1,5 km que geralmente é percorrido em 1h de caminhada, no caminho o trekking cruza uma antiga ponte do século 18 e passa em meio a uma alameda de cajazeiras.

Trilha Jardim Elizabeth - ponte jardim elizabeth - imagem Pousada do vale

Trilha da Costa Esmeralda
A trilha da Costa Esmeralda corta três belas praias, a praia do Bode, a praia de Quixaba e a praia da Cacimba do Padre, essa é a trilha que mais beira o mar, podemos dizer que é a mais litorânea de todas as trilhas de Noronha, dela se tem uma bela vistas de toda a mata que recobre e emoldura a praia, dela também é possível avistar as rochas Dois Irmãos. A trilha tem uma extensão de 2,2 km e leva aproximadamente 2 horas para ser completada. O ponto forte da trilha é observar as Catraias, que são aves marinhas primas dos pelicanos que mergulham no mar em busca de alimento. Uma trilha sensacional.

Trilha da Costa Esmeralda - vista para o morro dois irmãos

Trilha da Costa Azul
A trilha da Costa Azul é uma trilha bem tranquila que tem por objetivo maior a chegada no Morro do Pico e as ruínas do forte de Santa Cruz, a trilha tem uma extensão de 2,3 km e leva aproximadamente  2 horas de caminhada. No caminho se tem belos mirantes com incríveis vistas para a Praia do Cachorro e Praia do Meio.

Então pessoal, essas são as mais importantes trilhas que você pode fazer na Ilha de Fernando de Noronha, vale lembrar que algumas destas trilhas são pagas e só podem ser feitas com fiscais do IBAMA ou guias devidamente cadastrados.