O litoral sul de Pernambuco se tornou um dos locais mais desejados para que adora praticar o kitesurf. A praia mais badalada do momento é a Praia de Maracaípe, que fica coladinha do Balneário de Porto de Galinhas e apenas 65 KM da capital Recife.

É durante o período de inverno (junho, julho e agosto) que o local fica tomado pelos amantes do esporte, já que se torna perfeito para o treino (em todos os níveis de velejo). Com os fortes ventos SE e Sul e as altas ondas, permite chegar à condição de nível internacional de velejo.

Além da prática do Kitesurf Maracaípe é o paraíso dos surfistas e também é palco para inúmeros campeonatos tanto a nível nacional como internacional.

O local onde ocorre a maior disputa para o velejo é no Pontal de Maracaípe, no meio da baía (onde as ondas são fortes) e na Praia do Borete. Como o Pontal de Maracaípe fica mais ao sul da praia, durante a maré baixa, são formadas as piscinas naturais e na beira mar você encontra vários restaurantes que servem deliciosos pratos típicos da região.