As praias de Florianópolis são bastante apreciadas pelos os sufistas de todo o Brasil, tanto para quem está iniciando como também para os grandes nomes do esporte como Kelly Slater. Em 2009, Florianópolis recebeu um dos principais campeonatos mundiais, o WCT (Word Championship Tour).

Em Floripa é possível surfar durante todo o ano, pois as ondas variam de 3 à 5 pés (cerca de 1,0 à 2,5 metros). Confira agora as principais praias para a prática de surfe em Florianópolis.

No Norte da Ilha, as principais praias são: Praia Brava, Ingleses e Santinho.

PRAIA BRAVA
A Praia Brava possui boa formação de ondas, que podem variar de 1 a 8 pés (de 1,0 à 2,5 metros), o fundo é de total areia “beach break” e a ondulação é boa em toda a extensão da praia.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - Praia Brava

PRAIA DOS INGLESSES
A praia dos Igleses também apresenta o fundo “beach break” e suas ondas podem variar de 1 a 6 pés. Como a entrada da praia é do tipo baía prejudica a entrada das ondas. Devido a isso a ondulação é boa apenas no canto norte, próximo ao costão. Mesmo assim, a qualidade das ondas é inferiores as da Praia Brava.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - praia dos ingleses floripa

PRAIA DO SANTINHO
Considerada por muitos sufistas como a melhor praia para o surfe no norte da Ilha. As suas ondas variam de 1 a 8 pés e sua qualidade se estende por toda a praia.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - praia do santinho

No Sul da Ilha as principais praias são: Morro das Pedras, Matadeiro, Lagoinha do Leste e Naufragados.

MORRO DAS PEDRAS
A praia do Morro das Pedras é indicada para os sufistas mais experientes. Pois o mar possui forte correnteza. Quando o vento sopra do sudoeste para o oeste e permite a variação das ondas de 2 a 8 pés com a ondulação sul.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - morro das pedras

PRAIA DO MATADEIRO
A Praia do Matadeiro possui ondas curtas, com boa formação e qualidade. Suas ondas variam de 2 a 6 pés. O melhor local para as ondas fica bem no meio da praia e em frente as pedras.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - praia do matadeiro

LAGOINHA DO LESTE
A praia d Lagoinha do Leste é bem diferente das praias anteriores. O seu acesso é feita através de barco ou a pé por trilha. Tornado o surf um misto de aventura e tranquilidade. A ondulaçãovem do sul e do leste e suas ondas variam de 2 a 10 pés.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - lagoinha do leste

PRAIA DE NAUFRAGADOS
Para chegar até a praia de Naufragados, é necessário caminhar por uma trilha, que são aproximadamente 40 minutos de aventura em total harmonia com a natureza até o momento em que você avista o lindo mar, que está totalmente preservado e isolado. O mar possui ondas e correntes fortes. Suas ondas variam de2 a 8 pés e o melhor período para aproveitar as ondas é durante o outono e o inverno.

 Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - naufragados

Já no leste da ilha quem se destaca são as praias de Moçambique, Galhetas, Mole e Joaquina. 

MOÇAMBIQUE
A Praia de Moçambique possui cerca de 12,5km de extensão para a prática de surfe, com ondas que variam de 1 a 10 pés (ou seja de 1 a 3 metros). A praia possui grandes ondulações além de possuir um bom fundo. É o refúgios preferido pelos os sufistas que fogem do crowd( que significa = muitos sufistas em uma mesma área).

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - praia do mocambique

GALHETA
A Praia de Galhetas é perfeita para os sufistas que adoram pegar bons tubos. As suas ondas variam de 1 a 10 pés.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - galheta

PRAIA MOLE
A Praia Mole é considerada como o maior point de surf na Ilha. Suas ondas podem variar de 1 a 10 pés e sempre com ondas, ou seja, mar flat. Após o surf também é possível reunir os amigos para bate-papo ao som de boa música. Todos os dias os bares da praia possui DJ ou um som e violão que anima e estende as noites dos sufistas que frequentam a praia.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - Mole

PRAIA JOAQUINA
A praia Joaquina tem ondas de 1 a 10 pés. Sendo que as melhores ondas ficam do lado esquerdo da praia, atrás da preda da careca, lugar que é consagrada pelos sufistas da região. Porém no meio da praia também é possível pegar boas ondas, porém menores.

Melhores Praias para Surfar em Florianópolis (SC) - Joaquina