Com a popularização da prática de surfe no estado, principalmente no litoral norte, que possui uma das áreas mais bonitas de todo o litoral Brasileiro, com muito verde e praias belíssimas com um ótimo potencial para a prática de surf.Os sufistas paulistanos frequentam bastante essas praias, devido a variedade de picos que agrada aos sufistas de diferentes níveis. Algumas das melhores ondas do Brasil estão nessa área. Confira agora as melhores praias para surfar em SP – Litoral Norte.

PICOS EM UBATUBA -SP

PRAIA DE ITAMAMBUCA
A praia de Itamambuca é palco para algumas das principais competições de surf no Brasil, as ondas são sempre constantes e recebe todo tipo de ondulação, porém a ondulação do sul é a que proporciona as melhores ondas. Elas proporcionam boas manobras e o rio que termina no canto direito produz um canal que conduz com facilidade os sufistas para além da arrebentação.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia de itamambuca

PRAIA DO FÉLIX
A praia do Félix possui ondas para os sufistas mais experientes, a onda quebra preferencialmente no lado esquerdo da praia, formando ondas perfeitas e extremamente tubulares. No canto direito não quebram ondas, considerada um local propício para os banhistas e crianças aproveitarem o banho de mar.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - PRAIA DO FÉLIX

VERMELHA DO NORTE
Bem parecida com a Vermelha do Centro, a praia está sempre com ondas tubulares e rápidas, que é muito buscada por sufistas. A praia possui boa infra estrutura com restaurantes, lanchonetes e duchas de água doce. Funciona melhor com ondulação do leste.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - VERMELHA DO NORTE

PRAIA GRANDE
A Praia Grande é a mais frequentada em Ubatuba, tanto por sufistas como por banhistas, porém quando as ondas estão muito pequenas se torna impossível a prática do surf. A praia recebe ondulações do sul/leste/sudeste. Quando a ondulação vem do leste as ondas melhores ficam mais para o meio da praia, próximo ao posto de salva vidas, quando as ondulações vêm do sul, o canto esquerdo, a do baguary, é a melhor opção com esquerdas longas e perfeitas, geralmente quando tem algum campeonato de surf no local ela é sempre requisitada, o ponto é onde funciona a escolinha municipal de surf e no quiosque ‘baguary’ fica a concentração da galera do surf.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - PRAIA GRANDE

VERMELHA DO CENTRO
Conhecida popularmente como a ‘Vermelhinha’, ela é uma praia de tombo, onde suas ondas são cavadas, tubulares e rápidas. Elas quebram muito próxima da areia, por seu fundo ser bastante irregular e com muitas depressões. No canto esquerdo da praia rola uma das melhores ondas de Ubatuba, conhecida como o saco das bananas, ondulação do leste e de sul são as melhores. A praia não é muito apreciada pelos banhistas, mais adorada pelos sufistas.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - VERMELHA DO CENTRO

PRAIA DAS TONINHAS
A Praia das Toninhas possui ondas longas e bem manobráveis, podendo ter algumas sessões de tubo no inside, as melhores ondas quebram com ondulações de leste e com intensidade bastante alta. As ondas serão encontradas por toda a extensão da praia, porém no canto direito é a melhor opção para os dias em que as ondas estão maiores. Já no canto esquerdo onde faz a junção com a Praia Grande, é a segunda opção com esquerdas maravilhosas quebrando próximas as pedras, ela também é conhecida como ‘Rocky point’.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - PRAIA DAS TONINHAS

PICOS EM SÃO SEBASTIÃO – SP

PRAIA DE JUQUEHY
A praia possui uma boa infraestrutura, com muitas casas de veraneio, pousadas e restaurantes.As várias valas ao longo da praia garante o surf hoddog nas ondulações pequenas. Porém as melhores ondas estão situadas no canto direito ao lado de uma pedra no outside onde com swell do sul quebram direitas longas, permitindo a condição para várias manobras.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - PRAIA DE JUQUEHY

BARRA DO SAHY
A pequena praia do Sahy possui um belíssimo visual. Com swell de sul ou de leste, proporcionaboas ondas no meio da pria, que variam de 2 a 6 pés e podendo nos bons dias ter bons tubos no inside. Já as melhores ondas ficam na laje do Sahy, que fica no canto esquerdo, bem no outside. Com funde de pedras proporciona esquerdas perfeitas que chegam facilmente a 8 pés ou até mais. O melhor swell é de leste grande. Já na saída do rio no canto esquerdo da Barra do Sahy, em raras ocasiões quando chove muito e há grande vazão de água na direção do mar, é quando uma onda tubular de até 4 pés quebra com uma formação perfeita.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - barra do sahy

PRAIA DA BALEIA
A praia da Baleia é um pico bastante procurado pelos sufistas de Longboards e da Pranchinha, quando o mar se encontra grande e fechado nas outras praias. O canto direito da praia é considerado por muito como mágico. Lá rola boas ondas constantes e um pouco cheias acaba favorecendo para boas manobras. As ondas quebram melhor quando a ondulação sudeste ou sul e vento leste. Suas ondas variam de 2 a 7 pés. Bem ao meio da praia possui boas ondas com swell de sul ou sudeste com boa formação variando de 2 a 6 pés ou até mais. O pico é bastante frequentado pelos iniciantes quando o mar está pequeno.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia da baleia

CAMBURI
Em Camburi você irá encontrar um dos picos mais constantes e em alguns momentos com um crowd às vezes mais violento. Os sufistas da capital adotaram a praia do Camburi e agem como donos do local. A praia em si possui swell de sul e sudeste quebram boas ondas no outside com 8 pés ou mais. Nos menores swells predominam as direitas mais no inside onde podem rolar alguns tubos. Os bons dias não são raros e o crowd é sempre constante. Os picos em Camburi se encontram no meio da praia e no canto esquerdo que oferecem sempre as melhores formações de ondas. No canto direito quebram boas direitas quando o backwash não atrapalha.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia camburi

PRAIA DE MARESIAS
A Praia de Maresias é considerada por muitos como a melhor e mais tubular direita de São Paulo. Chegando facilmente a 10 pés e com grandes ondulações do sul e vento leste. Esse pico fica no canto direito, possui um crowd de alto nível e para os sufistas de alta elite geralmente donos de várias marcas de surf wear paulista. Porém no meio da praia também com swell de sul e com um pouco de influencia de sudeste quebram ondas em várias valas que variam de 2 a 10 pés com altos tubos, estas ondas são destinada para sufistas que já possuem certa experiência. Já no canto direito com grande swell de sul quebra uma boa esquerda. Como a praia de Maresias possui boa infraestrutura, a hospedagem e alimentação não é problema por aqui. A praia também é palco para o HangLoose, evento válido pela 2 divisão do surf profissional mundial.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia de maresias

PAÚBA
A pequena praia de Paúba possui um grande swell de sul, com ondas bastante impressionantes com tubos enormes que quebram bem perto da praia. Esse pico é destinado a sufistas mais experientes, pois a onda é pesada e o fundo é bastante raso. Nos bons dias com swell de sul as ondas até 5 pés quebram tubulares variando a formação conforme a maré.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia  de Paúba

PICOS EM ILHABELA

Para chegar até a Ilhabela o acesso é via balsa saindo da cidade de São Sebastião. No seu lado oeste virado para o continente é muito buscado pelos velejadores. Sendo um dos melhores locais para a prática de widsurf no Brasil. E a leste, virado para o mar aberto, oferece ao sufista ótimas ondas. Em Ilhabela você vai encontrar boa infraestrutura hoteleira e uma grande diversidade de pousadas, restaurantes, lojas e marinas.

PRAIA DO BONETE
Localizado no lado sul da ilha, o seu acesso pode ser feito a pé por uma trilha que não tem boas condições e levar horas até seu destino final ou ir até a praia de barco. Na praia você vai encontrar uma pequena vila de pescadores, com uma pequena saída de rio no canto esquerdo. O visual da praia é deslumbrante. No canto direito com swell de sul você vai encontrar ondas tubulares pesadas podendo chegar a 8 pés e com boa formação, sendo assim considerada como um dos melhores picos do estado de são Paulo. No local não possui pousadas ou hotel, as únicas opções são o camping ou as casas de pescadores que podem ser alugadas. Portanto se estão pensando passar alguns dias por lá leve todos os acessórios das pranchas e quanto a alimentação os bares oferecem boas refeições a base de peixes.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia bonete

BAIA DOS CASTELHANOS
A praia oferece onda rápidas e abruptas que variam de 2 a 7 pés, sendo que a ondulação do leste possui as melhores ondas e o pico é protegido pelo vento sul. O acesso até a praia é bem fácil, eito por entradas de terra que em períodos chuvosos fica intransitável, principalmente na descida da serra em direção a Baia dos Castelhanos. No lado norte da Ilha passando a Ponta das Canas você vai encontrar uma pequena praia chamada de Pacuiba que oferece ondas até 4 pés com swell bem definidos a leste. Sendo que os picos não são muito constantes.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - Praia de Castelhanos Ilhabela

PICOS CARAGUATATUBA
A cidade fica entre Ubatuba e São Sebastião. Possui boas pousadas, hotéis, restaurantes e surf-shop. Nessa área só quebram ondas com swell bem definidos de leste devido a Ilha Bela que impede as ondulações de sul e sudeste. Quando isso ocorre vale a pena conferir os picos como o da Massaguassu, Laguinho, e a Laje do Jacaré. Outras praias também dão condições com ondulação de leste mas com qualidade de ondas bem inferiores. Os sufista desta região frequentam mais os picos que estão localizados em Ubatuba e São Sebastião.

Melhores praias para surfar em São Paulo – Litoral Norte - praia CARAGUATATUBA