Para quem vai visitar o arquipélago de Fernando de Noronha, não pode deixar de realizar um mergulho em suas águas,  neste post vamos dar algumas dicas de como praticar este revigorante esporte.

A Ilha de Fernando de Noronha é considerada como um dos melhores locais do mundo para a pratica do mergulho, suas águas mornas e claras são apenas um convite para quem visita a ilha, que e em alguns pontos a visibilidade da água alcança facilmente os 50 metros.

mergulho e fernando de noronha - 06

Outro fator muito importante é o da preservação da Ilha, em Noronha a devastação ambiental causada pelo homem ainda não chegou, graças ao acompanhamento do turismo que é feito pelo IBAMA.

Com tanta beleza e exuberância os mergulhos em Noronha são quase sempre acompanhados pelas tartarugas marinhas, arraias, golfinhos e ate tubarões, além de uma infinidade de peixinhos coloridos.

mergulho e fernando de noronha - 07

Noronha tem vários pontos de mergulho, o mais famoso deles e o da Corveta V 17 da marinha brasileira que afundo nas águas de Noronha no ano de 1983.

mergulho e fernando de noronha - 01

Corveta V 17

 

mergulho e fernando de noronha - 02

Corveta V 17

Os Principais pontos de mergulho de Fernando de Noronha são:
Iniciantes:
Navio do Porto (03m a 08m)
Morro de Fora (06m a 15m)
Navio do Leão (10m)
Buraco do Inferno (06m a 17m)
Ressureta (06m a 13m)
Ilha do Meio (08m a 13m)

Intermediários:
Laje dos 2 Irmãos (13m a 24m)
Ponta da Sapata (14m a 27m)
Cabeço Submarino (04m a 20m)
Ilha do Frade (10m a 23m)
Pedras Secas (12m a 17m)
Cagarras (08m a 30m)

Avançados:
Corveta V 17 (42m a 63m)
Pedra da Sapata (43m)
Luias (08m a 24m)
Pontal do Norte (45m)

Mergulho de Batismo – O primeiro mergulho
O mergulho de batismo é sem duvidas o mais procurado da ilha de Noronha, como a maioria dos turistas na ilha não tem experiência nos mergulhos autônomos a empresas de mergulho oferecem uma pequena aula e um mergulho supervisionado por um instrutor. Esse mergulho se caracteriza pela facilidade e segurança que e proporcionada ao iniciante, que tem o interesse de fazer um mergulho apenas como forma de diversão. O mergulho de batismo na ilha de Noronha custa geralmente na faixa de R$ 300,00 reais.

mergulho e fernando de noronha - 04

Para quem já tem alguma técnica e equipamentos seja apenas snorkel ou até um equipamento autônomo, indicamos o mergulho de costões. Noronha é um lugar com ecossistema maravilhoso, uma diversidade marinha abundante, e fácil o avistamento de bons exemplares de peixes, inclusive tubarões em mergulhos de costões a poucos metros a areia. A grande vantagem deste tipo de mergulho é que ele pode ser feito de graça, e o turista que já tem alguma intimidade com o assunto fica livre das operadoras que cobram um preço bastante caro para cada mergulho.

Então pessoal, com essas dicas não deixem de aproveitar tudo que esse paraíso pode proporcionar, e lembrem-se, cuide do meio ambiente e deixem que Noronha ainda possa ser linda por muito mais tempo.