O mergulho em Porto de Galinhas é um dos esportes aquáticos que possui maior destaque, o numero de praticantes vem crescendo significativamente. Porto de galinhas oferece uma grade diversidade para o mergulhador, tendo vários pontos de mergulho que atingem de 11 à 35 metros de profundidade.

Ricardo Cunha4

Foto: Ricardo Cunha

A praia oferece uma boa infra estrutura para a pratica deste esporte com uma boa quantidade de operadoras credenciadas espalhadas pela praia.

Mergulho Ganesh

Foto: Mergulho Ganesh

Mergulho Ganesh2

Foto: Mergulho Ganesh

Uma ótima dica para quem esta pensando em ir mergulha em Porto de Galinha é observar a maré, o melhor período é durante a maré baixa, e sem chuvas, pois isso influencia diretamente na visibilidade da água. Os melhores meses para à pratica do mergulho na praia de Porto são: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março (porém pode ser praticada durante todo o ano).

Ricardo Cunha

Foto: Ricardo Cunha

Vamos conhecer mais sobre o esporte…
O mergulho se divide entre 3 modalidades básicas, que são as snorkel, o autônomo e o batismo.

O snorkel é o mais simples, utilizado mais para lugares rasos, onde se utiliza um pequeno tubo de borracha para respirar, uma mascara para garantir a visibilidade e proteger os olhos e uma nadadeira para facilitar a locomoção. O snorkel geralmente é praticado em locais com baixa profundidade.

snorkelmichaelsweet

O mergulho autônomo é mais complexo, exige uma quantidade muito grande de equipamentos, como cilindros de ar comprimido, colete estabilizador,pesos de chumbo, roupas de neoprene e nadadeiras. Nesta modalidade o mergulhador esta livre para poder explorar regiões bastante profundas, mais para praticar o mergulho autônomo é necessário a realização de um curso com certificado.

aulamergulho

No batismo, segue o mesmo passo do mergulho autônomo, mais é geralmente usado para que nunca mergulhou antes ou para quem deseja apenas mergulhar por curiosidade ou lazer, neste caso o turista recebe uma aula teórica que dura aproximadamente 30 minutos e depois segue para o mar, onde é o tempo todo acompanhado e monitorado pelo instrutor, o mergulho tem duração média de 30 minutos.

Thiago Melo2

Foto: Thiago Melo

Confira alguns dos pontos de mergulho mais procurados em Porto de Galinhas:
Navio do gás (11m)
Boca da Barra (12m)
Poço da Paixão (12m)
Taçaíba (18m)
Bolo (25m)
Pedra do Ada (28m)
Trinta (30m)
Gonçalo Coelho (33m)
Rebocador Marte (33m)
Galeão (35m)

Os preços para o mergulho de batismos são a partir de R$ 120,00 e a escolha de uma boa operadora para o mergulho é muito importante.

Confira algumas operadoras de mergulhos encontradas em Porto de Galinhas:
SUBMERSO – SCUBA DIVER
Fone: +55 81 3552.1196
Endereço: Rua da Esperança, Loja 12 e 13 – Galeria Nova Era, Porto de Galinhas – Ipojuca/PE

GANESH – ESCOLA E OPERADORA DE MERGULHO
Fones:  +55 81 3552.1633
Endereço: Av. Beira Mar  Ipojuca – PE, 55590-000