Para quem está planejando a sua viagem para o Morro de São Paulo não pode deixar de conferir algumas dicas importantes para que sua viagem seja perfeita, sem desagradáveis imprevistos. Confira a seguir algumas dicas e informações importantes quando ao destino:

  • Para chegar ao Morro de São Paulo o viajante não poderá fazer todo o trajeto via terrestre. O viajante deverá deixar o seu veículo na cidade de Valência e partir de barco até o Morro de São Paulo.
  • Morro de São Paulo não possui agências bancárias, mas apenas um Caixa Automático do Banco do Brasil (no CIT), um BDN Bradesco (no Hotel Caitá) e uma casa lotérica (Caixa Econômica Federal). O valor máximo por dia para saque é de R$1.000,00 e também é bastante comum os caixas ficarem sem dinheiro.
  • Boa parte dos estabelecimentos em Morro de São Paulo, como restaurantes, pousadas e lojas aceitam cartões de crédito, porém para os petiscos na beira mar e o artesanato da região só com dinheiro trocado.
  • Na cidade de Valência você encontra as agências dos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.
  • Ao chegar em Morro de São Paulo o viajante terá que pagar a taxa de turismo, que custar R$10,00 que é cobrada ela Prefeitura de Cairú. Esse valor é paga por pessoa e é cobrado apenas ao entrar na ilha. Crianças menores de 5 anos e adultos com mais de 65 anos, moradores da ilha e dos municípios ao sul da Bahia não pagam a taxa.
  • No terminal marítimo do Morro de São Paulo, de imediato você será abordado por carregadores de bagagens e guias. Como você irá se deparar com uma ladeira bastante íngreme e depois com uma rua de areia (para quem viaja com mala de rodinhas, irá ter uma árdua tarefa) por isso é melhor contratar um carregador e negociar bem o preço.
  • Caso ainda não tenha reservado a Pousada onde você irá se hospedar, leve uma listinha das pousadas que você tenha interesse em ficar.
  • A rede elétrica que funciona na região é em 220v. Por isso verifique a voltagem do seu aparelho ou se eles são bi volts.
  • Os períodos de alta temporada em Morro de São Paulo ocorrem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Onde os preços são mais elevados nos hotéis/Pousadas e sua reserva deve ser feita com antecedência. Nesse período o sol aparece praticamente em todos os dias. Geralmente nos períodos de Réveillon e Carnaval, Morro de São Paulo atinge a sua capacidade máxima de turistas. Por isso, caso esteja interessando em ir nesse período a ilha, faça com antecedência a sua reserva.
  • Já os períodos de baixa temporada em Morro de São Paulo ocorrem nos meses de maio e junho, pois nesse período e comum chover mais do que no resto do ano.
  • Devido a simplicidade do vilarejo em Morro de São Paulo é indicado está com um calçado confortável, como chinelos ou rasteirinhas. Para os amantes de eco trilhas e caminhadas, tenha em sua mala um tênis confortável.
  • O que não pode faltar em sua mala de viagem são roupas leves, óculos de sol, protetor solar, boné, câmera fotográfica e um agasalho leve. Também é importante levar os seus produtos de higiene pessoal como shampoo, condicionar, hidratante e pasta de dente. Pois na vila os preços desses produtos são bastante elevados. Também não deixe de ter em sua bagagem um kit de primeiros socorros e medicamentos que você utiliza.
  • Ma hora em que você estiver escolhendo o hotel, pousada ou resort em Morro de São Paulo os valores irá variar bastante. Para os que buscam descanso e sossego a Quarta praia e a Praia do Encanto são uma ótima sugestão. Para quem prefere ficar na badalação e o agito em Morro de São Paulo, a Segunda Praia é um ótimo local. Já para quem deseja está próxima a badalação mais também deseja aproveitar o sossego a Primeira praia, a Vila e a Fonte Grande são as mais  indicadas.
  • Se você busca se hospedar com economia em Morro de São Paulo você irá encontrar hostel, camping e kitnete.
  • Em Morro de São Paulo você ira se deparar com um local bastante preservado e com muitas áreas verdes, em muitos locais vocês irá se deparar com mosquitos e insetos. Por isso não deixe de levar um repelente.

Confira também:
– Como chegar ao Morro de São Paulo partindo de Salvador – Bahia
– Quando ir ao Morro de São Paulo – Bahia
– Passeios em Morro de São Paulo – Bahia
– O que fazer na noite de Morro de São Paulo – Bahia
– Praias em Morro de São Paulo – Bahia