Titulada como a “terra do solFortaleza, é uma das poucas capitais do Nordeste que consegue manter o equilíbrio entre suas atrações histórico-culturais com suas belas praias. Confira agora algumas sugestões de o que fazer em Fortaleza.

PRAIAS
Apesar de ter algumas dessas praias como impróprias para o banho, o jeito é se contentar em observar o colorido das jangadas na praia do Mucuripe, fazer uma caminhada pela bela orla das praias de Iracema e Meireles. Mais para desfrutar de um delicioso banho de mar você terá que se deslocar um pouco para chegar até a Praia do Futuro, que é famosa pelas suas megabarracas, que em algumas delas possuem sauna, cafés e até um parque aquático.Lembrando que não esqueçam de apreciar a famosa caranguejada da quinta-feira nas barracas da Praia do futuro, e de aproveitar do famoso forró que toma conta do calendário fortalezense.

O que fazer em Fortaleza  - PRAIA DO FUTURO FORTALEZA

CULTURA
Theatro José de Alencar
Para quem gosta de conhecer a cultura local um dos pontos turísticos de Fortaleza que não pode deixar de conferido é o Theatro José de Alencar, um dos maiores símbolos da cultura do estado. Ele recebe todos os meses várias atividades artísticas de alta qualidade, estando sempre presente na vida cultural dos cearenses e sendo um destinos bastante requisitado pelos turistas que passam pela capital Fortaleza. A arquitetura característica do teatro é no estilo neoclássico, abriga a bilheteria e o foyer. O pátio interno do teatro esconde a bonita fachada metálica com vitrais coloridos e estruturaque foram trazidas da Escócia há mais de 100 anos. Na visita guiada, você poderá conhecer a história do Theatro José de Alencar e seuagradável jardim que foi projetado por Burle Marx. (Pça. José de Alencar,Centro – Fortaleza/ CE)

O que fazer em Fortaleza  - THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura (CDMAC)
Localizado na Praia de Iracema, você encontra um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará. No local são realizados diversos eventos artísticos de nível internacional, como também serve de espaço para as manifestações culturais da região. Em seus 33 mil metros quadrados de área, o CDMAC permite ao turista conhecer a diversidade cultural do local além de ser um ambiente muito agradável, arejado e espaçoso. Dentro do CDMAC você encontra algumas várias exposições, algumas delas são fixas, vídeos, um planetário excelente onde se pode conhecer um pouco do nosso sistema solar e alguns planetas e ainda comprar lembranças para casa e os amigos. Um passeio que é indicado para toda a família. No local também háo Santa Clara Café Orgânico que é muito bome envolta do Centro há diversos barzinhos com música ao vivo que durante a noite vira o point da boêmia de Fortaleza. (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará)

O que fazer em Fortaleza  - Centro Dragão do mar de Arte e Cultura

Mercado Central de Fortaleza
O Mercado central é especializado em produtos artesanais e fica localizado no centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza. O Mercado central é um dos pontos turísticos em Fortaleza que é bastante visitado pelo turista. O local possui cerca de quatro andares com mais de 600 lojinhas. Oferecendo basicamente o artesanato da região, que vão desde toalhas de renda à castanha-de-caju.Sendo assim um dos melhores opções de compras da região.(Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro – Fortaleza/Ceará. Funciona: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 16h. Domingo, das 8h às 13h)

O que fazer em Fortaleza  - MECADO CENTRAL DE FORTALEZA

MUSEUS
Museu do Ceará

Um dos pontos turísticos em Fortaleza que não pode passar em branco é o Museu do Ceará, que reúne cerca de 7 mil objetos, como o punhal de Lampião e a bengala de Padre Cícero, além disso no local você vai conhecer a história do estado. O museu fica em um edifício do período neoclássico de 1871, tombado pelo Iphan.

O que fazer em Fortaleza  - Museu do Ceará

Museu da Cachaça
Outro pontos turísticos em Fortaleza que é bastante interessante é o Museu da Cachaça, localizado em Maranguape, cerca de 30 km de distância de Fortaleza, o museu conta a história da fabrica da Ypióca contada através do maquinário antigos, documentos, fotos antigas, ambientes que representam o processo de fabricação e um canavial. Os seus imensos tonel de 374 litros e 8 metros de altura chama atenção de quem visita. O local é muito agradável, bem cuidado e possui uma área de lazer excelente.Museu da cachaça, Acesso pela CE-065 (Sen. VirgilioTavora, mun. de Maranguape). Distância do centro de Fortaleza, 30 km (5 km de terra). Valor da entrada: R$28,00

O que fazer em Fortaleza  - Museu da Cachaça

PONTE DOS INGLESES
Por algum equívoco também conhecido como “ponte metálica” a Ponte dos Ingleses é um dos pontos turístico em Fortaleza que é muito visitado pelo turista que vem à praia de Iracema, seria interessante você reservar um final de tarde para apreciar o belo por do sol e o ir e vim das ondas, é um belo espetáculo da natureza.

O que fazer em Fortaleza  - PONTE DOS INGLESES PONTE METÁLICA

PARQUES ECOLÓGICOS
Parque do Cocó
Um ponto turístico em Fortaleza que é legal para curtir com a família e as crianças é o Parque do Cocó. Que possui um grande espaço com áreas verdes, quadras esportivas, possui um anfiteatro, lanchonetes e nele também está um grande manguezal, com toda sua fauna e flora característica. São sempre realizados grandes eventos e shows ao ar livre. O Parque do Cocó também possui uma trilha ecológica que é aberta ao público, com presença de dois guias no período da manhã e tarde.(Local: Papicu – Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Padre Antônio Tomás. Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo de 6hs às 17hs.)

O que fazer em Fortaleza  - Parque do Cocó fortaleza Roberto Kennedy

PARQUE AQUÁTICO
Beach Parck
Localizado no meio do litoral do Ceará, Fortaleza também serve de base para um dos passeis mais requisitados pelos turistas na região. Famílias de todas as partes do Brasil seguem para o Beach Park, um divertido parque aquático em Aquiraz, cerca de 30 km de Fortaleza.Além disso, a praia é muito bonita e é possível acessá-la pelo Brach Park.O turista também pode aproveitar para fazer um passeio de buggies e quadriciclos. Sendo assim um local muito agradável para passar o dia com a família. Vale muito a pena visitar e conhecer.

O que fazer em Fortaleza  - Beach Parck fortaleza