Com um litoral de 7.408 km, o Brasil possui belas praias e uma pratica que vem se difundindo muito a cada dia, que é pesca de Praia. É bastante comum ver diversos pescadores amadores e experientes na beira da praia curtindo o esporte. A pesca de praia é bastante relaxante, que permite ao turista pescador revigorar as suas energias.

Os tipos de pescaria são bastante diversificados e  cada modalidade praticada  requer um tipo de material específico:

Pesca em piscinas naturais:
Para a pesca em piscinas naturais o mais recomendado é a varinha de bambu, que consiste apenas de vara, linha, anzol e uma pequena chumbada. Este tipo de pesca é bastante indicado para as crianças, onde o alvo são os pequenos peixes que moram nos corais, uma pescaria bem tranquila que deve ser praticada por toda família.

Pesca de Praia  - pesca embarcada
Pesca embarcada:
A pesca embarcada é uma ótima opção onde geralmente se costuma fisgar grandes exemplares de peixes. A pesca embarcada costuma reunir a família e amigos, já que de brinde se tem um belo passeio de barco.

Pesca de Praia  - pesca de praia com caiaque
A pesca embarcada também é bastante praticada com caiaques apropriados para a pesca, eles contam inclusive com suporte para varas e locais específicos para guardar os equipamentos.

Na pesca embarcada o alvo são os grandes peixes e o equipamento costuma se menor que o da pesca da beira de praia, porém mais resistente.

Pesca de Praia  - pesca de praia arremesso
Pesca de arremesso:
A pesca de arremesso é talvez a pratica mais habitual do litoral brasileiro, neste tipo de pesca é necessária uma certa experiência por conta do pescador, que deve possuir um material adequado com varas fortes feitas de fibra de carbono e molinetes adequados que suportem uma grande quantidade de linha. Geralmente esse tipo de pesca requer bastante paciência dos pescadores mais que podem render bons resultados.

Pesca em costões:
A pesca em costões atrai cada vez mais adeptos por conta da facilidade em captura de grandes exemplares de peixes, este tipo de pesca é também uma das mais arriscadas para o pescador, já que em muitas vezes o pescador tem que ficar em locais um pouco perigosos, então o ideal é deixar as crianças em casa. O equipamento usado na pesca de costões é o mesmo usado na pesca de arremesso.

Pesca de Praia - pesca com arpao
Pesca Subaquática:
É um tipo de pesca praticado em conjunto com o mergulho, nesta modalidade o pescador tem em posse um arpão, sendo uma modalidade bem diferente das demais citadas, neste caso o pescador vira um caçador que procura o peixe escondido nos arrecifes. A pesca subaquática é um tipo de pesca pouco praticada devido a sua complexidade.

Alguma pessoas são contra a pesca, devido o sacrifício a que o peixe é submetida, por conta disso muitos pescadores estão praticando a modalidade de pesca esportivo, no qual após fisgar e recolher, devolvem o peixe ao mar, ainda com vida.