A Praia de Gaibu é a praia mais movimentada do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, atraindo turistas de todas as partes do mundo, em busca de muita diversão, sol, surf e ecoturismo.  A beleza de Gaibu é incomparável e vem de forma abundante, seja pelos morros formados por antigas erupções vulcânicas ou seja belos arrecifes de corais (que durante a maré baixa podem ser observado).

praia de gaibu

A praia de Gaibu é muito requisitada pelos os amantes do surf, lá se concentram uma das maiores turmas de surf do estado, ela se tornou uma alternativa, pois a praia de Boa Viagem no qual teve o surf proibido por conta dos ataques de tubarão, em Gaibu até hoje não a relatos de ataque, tornando o surf o esporte mais praticado na região. Gaibu é famoso por descobri talentos, e já teve vários nativos no alto do pódio do surf brasileiro.

surf gaibu

As piscinas naturais de gaibu são formadas na maré baixa e se tornam o ponto mais procurado para as famílias que vem com crianças, as águas represadas formam verdadeiras piscinas com águas mornas e cristalinas tornando o banho muito agradável e seguro. É também um ponto muito apreciado por pescadores, que vão ate o fim dos arrecifes para lançar suas iscas já em mar aberto, geralmente são capturados bom exemplares que chegam facilmente aos 15kg.

piscinasnaturaisgaibu

Mais para quem quer aproveitar este paraíso com mais tranqüilidade aconselhamos tirar um dia sem muito movimento (durante a semana), pois assim você poderá usufruir de uma praia quase paradisíaca. Os fins de semana em Gaibu, são muito agitados, a pequena vila de pescadores agora da lugar ao desenvolvimento, por conta da proximidade do Porto de Suape a praia tem se tornado o destino mais procurado pelos trabalhadores de Suape, onde muitos fixaram residência. Gaibu tem crescido muito nos últimos anos devido ao desenvolvimento de Suape.

gaibu amanhecer

O que fazer:
Para quem gosta de uma caminhada a beira mar, indicamos fazer o percurso da pracinha ate a Pedra de Xarel, uma distancia de aproximadamente 9 km de ida e volta.

caminhada praia de gaibu

Gaibu concentra quase todo seu movimento noturno na rua principal (que termina na pracinha) é muito movimentada nos finais de semana e feriados prolongados, são diversos bares que tocam musica ao vivo é o local onde os jovens se encontram, clima de paquera e azaração rola solto até a madrugada.

Quem vai a Gaibu, tem que subir no morro das pedras, de lá sem tem uma das mais belas vistas do estado de Pernambuco, de um lado da para ver toda a extensa faixa de areia de um ponto privilegiado, olhando mais além se tem a vista da reserva do Paiva, praia de Piedade, Boa viagem e até de Olinda. Do outro se tem uma visão da praia de Calhetas.

praia de gaibu 02

Curiosidade:
Gaibu conta com um curioso castelo cor de rosa a beira mar, isso mesmo um castelo! criado por uma excêntrica moradora do local conhecida pelo nome de Flor de Lis, onde tudo e cor de rosa, desde as pinturas da parede aos carros e roupas, esse castelo tem se tornado uma grande atração entre os moradores e turistas que visitam a praia inclusive já foi assunto em uma matéria exibida no programa fantástico no quadro me leva Brasil apresentado por Maurício Kubrusly. Confira o vídeo – Maravilhoso mundo cor de rosa

castelo cor de rosa elisete

Ecoturismo:
Além do surf a praia de Gaibu também é conhecida pelo ecoturismo, no caso as trilhas, são inúmera opções que levam o viajante a conhecer de perto a historia desse local, e não são poucas, a região é considerada por muitos como o verdadeiro local do descobrimento do Brasil, realizado pelo navegador espanhol Vicente Yanes Pinzón no ano de 1500 três meses antes de Cabral. A região também, foi palco da guerra dos holandeses onde se desencadearam varias batalhas, por toda a área ainda se encontram as estruturas usadas por eles em perfeito estado de conservação.

qualtel velho e forte - nazaré

Forte Castelo do Mar - gaibu

Ruínas do Forte Castelo do Mar

A trilhas pode ser feitas a beira mar, contornando as rochas (essa e para quem gosta de emoção), saído de gaibu pode se ir até a praia de Suape localizada um pouco mais ao sul, onde se encontra o movimentado Porto de Suape. Pelas pelas montanhas onde o turista desbrava o que sobrou da mata atlântica, indo em direção a vila de Nazaré. La podem ser visitados as ruínas deixadas pelos holandeses. Como a casa do faroleiro, a piscina dos holandeses, cemitério dos holandeses e o farol de Nazaré, de lá também se tem uma vista incrível do Porto de Suape.

trilha cabo santo agostinho

Como chegar:
Gaibu está distante apenas, 35 km do aeroporto internacional do recife, e 42 km da famosa Porto de galinhas que fica no município vizinho (Ipojuca)

O acesso a praia ficou bem mais fácil para quem vem da capital, devido à construção da ponte do Paiva (ponte que une as cidades de Jaboatão dos Guararapes a cidade do Cabo de santo Agostinho), isto tem atraído um publico cada vez maior vindo da capital pernambucana – Recife.

O acesso também, pode ser feito através da BR 101 (entrando no município da Cabo) e depois pegando a PE60 em direção as praias.

Gaibu é cercado de beleza por todo lado, então se você e amante na natureza, não perca a oportunidade de conhecer a diversidade da praia de Gaibu.