Hoje em dia com a modernidade das coisas, muitos casais tem adotado a praia para realizar seu casamento, é isso mesmo, o casamento na praia está virando febre entre os noivos. Neste post vamos dar algumas dicas de como realizar seu casamento na praia, para que tudo saia certinho e o momento seja maravilhoso tanto para os noivos como para os convidados.
Casar na praia tendo o mar como pano de fundo, da um charme e glamour muito maior a sua festa, daí muitos tem algumas duvidas, algumas delas são:
Quanto custa um casamento na praia?
O valor de um casamento na praia é bem relativo ao tipo de festa que você quer oferecer a seus convidados, a casamento onde só são convidados os parentes, com também existem casamentos na praia para 200 ou 300 pessoas, então o custo do casamento vai depender muito do tipo de festa que você quer dar. Mais vamos ficar atentos a alguns detalhes importantes.
1- O casamento será em uma praia distante ou perto?
No caso da festa ser realizada em uma praia distante, é muito importante levar em consideração que o casal terá que arcar com as despesas de hospedagem dos convidados, alguns hotéis e pousadas já contam com um serviço especializado para tal evento e promovem pacotes bastaste atraentes, neste caso o importante é pesquisar bastante.
2- A praia e pública ou particular?
Apesar de não concordar com o termo praia particular, a algumas arbitrariedades no Brasil que não vem ao caso neste momento, mais algumas pessoas de ma fé e até hotéis e resorts tomam conta de alguns pedaços da praia.
O cuidado maior com as praias públicas e com a autorização da prefeitura, então entre em contato com a prefeitura da cidade com antecedência. Quanto às praias “particulares” podem ser cobradas taxas para a realização do casamento.
3- Aluguel da estrutura, equipamentos de som, tendas e cadeiras.
Hoje em dia a maioria das cidades já contam com serviços especializados para casamentos na praia, inclusive os próprios hotéis e resorts que já oferecem ótimas estruturas combinadas com as hospedagens dos convidados.
4- Lua de mel
Nada como casar em uma praia e passar a lua de mel no mesmo lugar, isso pode diminuir bastante os gastos com a cerimônia em geral. Levando essa e outras considerações em conta, um casamento na praia pode sair pelo mesmo preço de um casamento tradicional, ou até um pouco mais caro.
Dicas
Além de uma grande preparação, os pombinhos devem ficar atentos a alguns quesitos que não estariam presentes em uma festa de casamento tradicional. É bastante importante levar em consideração a data para o casamento, procure fazer a sua festa nos meses de baixa estação, evite os meses como: janeiro, julho e dezembro.
Tenha sempre uma carta na manga, um plano B, no caso de casamentos ao ar livre, e sempre bom lembrar que as condições climáticas podem variar bastante, como chuvas e ventos fortes, então para fugir destes contratempos escolha uma época do ano em que a incidência de chuva seja a menor possível.
O que servir no casamento na praia?
Essa dica é bastante interessante e pode dar a sua festa uma cara bem mais alternativa, então sugerimos servir algum prato com frutos do mar que vai combinar bastante com o ambiente praiano. Água de coco e suco de frutas tropicais não podem faltar no seu evento. A cerveja também está permitida já que combina bastante com o ambiente.
O que vestir em um casamento na praia?
É preciso informar aos padrinhos e convidados o tipo de vestimenta que deverá se utilizada no evento, não é porque o casamento é a beira mar que o convidado pode ir de sunga ou biquíni, então para que tudo saia perfeito exige uma boa preparação por parte dos noivos ao informar aos convidados e padrinhos, já que não é todos os dias que se vai a um casamento na praia. Este e um quesito bastante importante, como o casamento é na praia não a necessidade de roupas de alta costura. Opte por roupas leves, paras as mulheres vestidinhos e para os homens um esporte fino.
Qual o horário mais indicado para a festa?
O melhor horário é a partir das 16h, isso mesmo, finzinho da tarde e inicio da noite.
O convite e lembrancinhas
Aproveite o clima de beira mar e capriche no seu convite, use algo bem original, que contemple o ar do local. Para as lembrancinhas seria ótimo customizá-las com a cara da praia em que será realizado o casamento. Um belo exemplo, se seu casamento for na praia de Porto de Galinhas, é dar as famosas galinhas que fazem parte da decoração da praia de lembrancinha para os convidados.
Então pessoal, essas foram algumas dicas para os casais que estão se preparando para este dia tão especial. Lembrando que o casamento na praia esta ficando cada vez mais procurado, pois afinal de conta o litoral brasileiro é belíssimo e o clima tropical dar um ar especial ao evento.