Em Salvador e na Bahia em geral a Freira mais conhecida é a Irmã Dulce, que é venerada e respeitada por quase toda a população, não só pelos católicos mais também por outras religiões.
O trabalho da Irma Dulce é comprovado como um ato de amor pelo próximo, e no seu memorial da para conhecer toda a obra feita por ela, as obras são muitas e hoje em dia é administrada pela sua sobrinha.
A visita ao Memorial da Irma Dulce é totalmente guiada, por um funcionário do memorial, que explica com detalhes o a vida desta mulher que está a ponto de ser considerada uma santa. Ele fala das conquistas que a Irmã Dulce conseguiu, como a criação de um hospital de referência em Salvador, criação de um Orfanato, de um centro para tratamento de Câncer, além de mostrar varias peças que pertenceram a Irma Dulce, como o manto em que ela foi sepultada, como também conta sobre a visita do papa João Paulo II, entre outros.
No Memorial da Irma Dulce ainda se encontra preservado o seu humilde quartinho onde ela vivia, da para ver que ela era bastante simples, seu quarto apenas possuía uma cômoda, uma cadeirinha de balanço e uma cama, tudo da mesma maneira como era antes.
A visita ao Memorial da Irma Dulce não é cobrada a entrada, mais na saída o visitante tem a opção de fazer uma doação para a manutenção desta belíssima obra.
Vivendo no Brasil de hoje, vejo que precisamos de mais pessoas como a Irmã Dulce.