Apesar de tanta informação que circula sobre o assunto, algumas pessoas ainda exageram na dose de sol, e não tomam os devidos cuidados de prevenção. A queimadura provocada pelo sol é muito mais comum do que se imagina, ela vai muito além de uma simples insolação e chega a formar enorme bolhas na pele. Confira agora como tratar e prevenir as queimaduras de sol.
Prevenção:
É indispensável o uso de um bom protetor solar quando estiver na praia ou piscina, pessoas com a pele mais clara e crianças tem mais tendência a ter queimaduras de sol, então abuse do protetor solar principalmente nos horários de sol forte, que é das 9h as 16h.
Escolha o protetor solar que seja adequado para o seu tipo de pele, lembrando que as peles mais claras são mais suscetíveis a queimaduras de sol, então fique atento ao nível de proteção exposto na embalagem do produto, e procure escolhe um com no mínimo fator 30 de proteção, passe o protetor em todo o seu corpo 30 minutos antes de entrar em contato com o sol.
Como já falamos anteriormente evite os horários em que o sol esteja muito forte, que vai das 9h ate às 16h, neste período procure usar um guarda sol, ou uma sombra de árvores.
Use sempre chapéus e bonés, isso evitara o contato direto da luz do sol com a parte mais sensível de seu corpo, proteja também seu olhos usando um bom óculos de sol, com proteção UVA/UVB.
Mantenha a pele hidratada, beba bastante água durante o dia e molhe-se constantemente para evitar o ressecamento da pele, uma boa dica é usar um borrifador com água doce.
Tratamentos e cuidados pois queimadura:
Tome um banho bem demorado com água fria, para aliviar o ardor inicial e aumentar o poder de hidratação da pele. Evite usar sabonete no banho e tenha muito cuidado para não estourar as bolhas, caso as bolhas estourem o risco de inflamação é muito maior.
Após o banho passe um hidratante em toda a área afetada, uma boa opção que aumenta o alivio é levar o hidratante a geladeira por alguns minutos antes da sua aplicação.
Utilize loções pois sol, no mercado existem varias loções com efeito calmante com substâncias que ajudam a reduzir e aliviar o ardor na pele.
Faca compressas com água fria sobre a pele utilize toalhas molhadas sobre o corpo.
Ingira bastante água, ela irá ajudar a pele a se hidratar mais rapidamente.
Enquanto durar a queimadura, e a pele ainda tenha bolhas ou vermelhidão, evite a exposição ao sol, pois ela vai está bem fina e sensível, os riscos de uma complicação irão aumentar bastante.
Como falamos anteriormente, nunca estoure as bolhas, pois elas protegem a pele nova que ainda esta em processo de amadurecimento, também não arranque a pele que esta descamando.
No caso de queimaduras mais graves e severas é muito importante consultar um medico dermatologista, em alguns casos o uso de algum medicamento é bastante recomendado.